quarta-feira, 7 de março de 2012

algumas dicas sobre CONVITES


Educação e elegância nunca saem de moda. Os noivos devem levar em conta algumas regras básicas de etiqueta ao enviar o convite de casamento para amigos e parentes.

Tire suas dúvidas!

·         Com quanto tempo de antecedência devo mandar o convite de casamento?
É importante entregá-los com tempo suficiente para que os convidados consigam se programar. Pode ser 30 dias antes da data da festa.
·         Se você mora em outro país, pode enviar com até seis meses de antecedência.
Como devo entregá-los?

O ideal é que a entrega seja feita pessoalmente, sempre que a distância permitir. Os noivos também podem contar com a ajuda da família para fazer a entrega. E se a pessoa mora longe, pode enviar o convite de casamento por correio, dentro de um outro envelope. Uma boa idéia é colocar um post-it no envelope dizendo que adoraria entregar em mãos, mas a distância não permite.

·         Quero convidar apenas amigos e colegas de trabalho mais próximos. É indelicado com os outros?
Não, não é. Várias pessoas passam por essa situação. Os noivos têm seus motivos para serem seletivos ao fazer a lista de convidados, e os conhecidos que ficaram de fora devem ter compreensão.
·         Posso colocar no mural da minha empresa um convite único convidando todos do meu departamento?
Se realmente quiser a presença de todos, sim. Mas o gesto traz a dúvida de quantas pessoas realmente vão comparecer ao evento – informação importante para o buffet.
·         Devo pedir confirmação de presença dos convidados?
Sim, é bom que o faça, porque os buffets cobram por pessoa. Coloque essa observação no próprio convite de casamento, pedindo a gentileza de confirmar a presença. Forneça os contatos e a data limite.
·          
·         Tenho uma família numerosa, com vários primos e primas. Posso enviar um único convite para cada família?
A regra é: um convite de casamento para cada casa. Se todos moram juntos, está liberado para mandar um só. Mas se todos os primos se casaram e cada um mora em um local, então será um convite de casamento para cada um.

Idéias:

1 -
Escreva à mão os convites e desenhe algo de acordo com o seu gosto, uma flor, por exemplo, que funcione como logotipo.
2 - 
Imite uma letra antiga, inspirando-se nas possibilidades do Word, ou se preferir escolha uma letra mais moderna, dando um toque moderno.
3 -
Escolha um tema para a festa de casamento e reflita no convite. Se for no campo, porque não desenhar uma árvore ou outro motivo alusivo à natureza?
Escreva sempre com caneta tinta permanente e nunca com esferográfica.
4 - Jogue com as cores do papel, envelope e letra e se possível, conjugue as cores com a decoração da festa.
5 -
Não escreva os convites com esferográfica, use antes uma caneta tinta permanente. A letra torna-se mais elegante.
6 -
Ponha sempre o nome e sobrenome dos convidados, por exemplo: Carlos Oliveira Dias e Maria Silva.


Lembre-se:

1 -
Embora a possibilidade de fazer os convites à mão seja uma forma de poupar dinheiro, se o orçamento é baixo, escolha um papel de menor qualidade. Ninguém se importará!
2 -
Organizar o casamento toma demasiado tempo. Assegure-se que sobra tempo para escrever o nome dos convidados nos envelopes. Comece com bastante antecedência! (eu prefiro fazer etiquetas no computador e colar nos envelopes)



Nenhum comentário:

Postar um comentário