segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Hoje quero falar um pouco sobre o que é Cerimonial, que palavrinha é essa que todo mundo fala mais ninguem define o que é .... a resumindo a Cerimonialista é o Anjo da guardo dos Noivos!!

Resolvi escrever este post após ler vários relatos de falhas apontadas por noivas e convidados, principalmente por falhas.

Acho até que deveria haver os 10 mandamentos dos cerimonialistas, ou uma certificação ISO para qualidade desses serviços, porque é isso que somos: prestadores de serviços, ou mesmo uma certificação tipo PMI… rsrs…
Vocês sabiam que na Inglaterra e EUA existem escolas e cursos com certificações para “wedding coordinator” ou “wedding planner”?  Pois é… A coisa tem que ser séria!
No eixo das grandes cidades temos profissionais maravilhosos, com muita competência e super talentosos! Mas também temos, como em qualquer outra área profissional, um pessoal mais amador, que não entende que organizar um evento, principalmente um casamento, requer qualidades, atenção e planejamento. O trabalho do cerimonial não começa no dia do evento e sim meses antes, com planejamento, pesquisa e muita dedicação.
O que vejo muito é que hoje há um movimento dos novos profissionais em buscar novas práticas de mercado que possam contribuir para a qualidade do serviço prestado. Isso é muito bom!
Sabe por quê estou falando tudo isso? Porque o casamento é um momento muito importante em nossas vidas – e que não podemos deixar a organização desse dia nas mãos de pessoas que não tenham condições de resolver imprevistos, ou que cometam falhas, mas que marcam pela vida toda (como aconteceu no casamento de minha irmã por exemplo).
Tudo bem que muita coisa o cerimonial não é responsável, mas tem que estar junto para ajudar a solucionar o problema e, principalmente, não deixar que os convidados percebam, sempre que possível. Os noivos então, não devem perceber nada! NUNCA!

Afinal, o cerimonial foi contratado para que tudo corra bem… Outro ponto importante é a equipe que acompanha a cerimonialista. Muitas vezes o cerimonial é muito bom, mas a equipe deixa a desejar. A equipe tem que ser instruída para lidar com o público, ter educação e jogo de cintura. Se um convidado fizer uma pergunta, tem que estar preparado para responder, pode até não saber a resposta, pois ninguém é obrigado a saber tudo, mas com EDUCAÇÃO deve encaminhar o convidado até a pessoa que saiba.
Já vi cada coisa nesse mercado…  E cada resposta…
Eu acredito que o cerimonial tem que ser os olhos do anfitrião – no caso do casamento, os olhos dos noivos…  É papel do cerimonial cuidar dos noivos, verificar se estão se alimentando durante seu evento, se estão exagerando nas bebidas, retocar a maquiagem da noiva… enfim, ter sempre sua atenção voltada ao casal.
Se o cerimonial tem uma equipe, ele pode muito bem delegar tarefas para os mesmos, isso faz parte da gestão da equipe para se ter um bom resultado no final. Nada de centralizar atividades, delegar é preciso – o que só facilita o andamento do evento, considerando que um bom cerimonial utiliza de ferramentas como rádios comunicadores para interagir num ambiente e fazer com que a movimentação seja rápida e discreta… Por falar nisso, um ponto importantíssimo de um cerimonial é a DISCRIÇÃO.
Na minha  opinião, uma das principais características de um bom cerimonial, como organização, planejamento, bom-senso, profissionalismo, é a discrição. Acho que o cerimonial eficiente tem que passar despercebido pela festa, cuidando e organizando tudo com discrição e cuidado. Atento a tudo que pode acontecer e sempre preparado para agir de forma rápida e ágil nos pequenos incidentes no decorrer do evento.  Toda a vontade e o desejo dos noivos devem ser respeitados – claro que se quiserem algo que seja inviável ou que por sua experiência sabe que dará errado ou criará problema, o cerimonial deve avisar aos noivos dos riscos e parte do trabalho.
As 10 qualidades de um assessor de eventos eficiente:
- Amor pelo que faz! (Isso é para qualquer profissão, não é!?)
- Zelo e carinho pelo anfitrião (noivos, casal, pais, aniversariantes, etc.)
- Planejamento e Organização
- Dedicação
- Qualidade
- Criatividade e visão
- Ética e Profissionalismo
- Serenidade, pois imprevistos acontecem
- Discrição
- Jogo de cintura

.............e agora vou falar um pouco de como trabalho


Prezados noivos,

            Trabalhar com eventos exige algo que vai muito além da experiência e do profissionalismo. Compete o carinho e dedicação de quem está cuidando de todos os detalhes de um dia que certamente é muito importante. Contratar um serviço especializado em cerimonial é a certeza de poder aproveitar o evento da melhor maneira e fazer com que esse momento da vida seja inesquecível.A cerimonialista tem como objetivo desenvolver controlar e administrar de forma correta todos os preparativos da festa. No dia do evento é a cerimonialista a responsável por todos os detalhes, assegurando e proporcionando tranquilidade a todos. O trabalho do cerimonial inicia bem antes do dia da festa prestando consultorias e realizando os acompanhamentos necessários, além de que pode ajudar na indicação e contratação dos demais serviços.

                    
Serviço:

  1. Assessoria:
·        Reunião inicial para conhecer o estilo do casamento e expectativas dos noivos,
·        Assessoria na indicação e contratação de todos os serviços e fornecedores do casamento,
·        Indicação de profissionais,
·        Contato direto com o cerimonialista (em horário comercial) para tirar qualquer dúvida, através de telefone e e-mail,
·        Criação junto aos noivos de uma programação e roteiro da cerimônia e festa,
·        Ensaio com noivos, pais e crianças, 
·         Confirmação com todos os profissionais contratados na semana do casamento/ evento,


2.  Assessoria para o dia do Casamento:
·        Criação junto aos noivos de uma programação e roteiro da cerimônia e festa,
·        Confirmação com todos os profissionais contratados na semana do casamento,
·        Organização do cortejo de padrinhos, pais, noivo, damas, pajens e noiva,
·        Organização dos cumprimentos após a cerimônia,
·        Recepção e controle da entrada e saída dos convidados na festa.
·        Reserva de mesas para a família da noiva e do noivo,
·        Recepção e controle da entrada e saída dos convidados.
·        Etiquetagem de presentes recebidos,
·        Acompanhamento e organização da sessão de fotos, brindes e corte simbólico do bolo,
·        Orientação e acompanhamento do Buffet e serviço dos garçons,
·        Distribuição de brindes e lembrancinhas,
·         Entrega de caixa de doces, bem casados e chocolates para os noivos ao final da festa.

Ajudamos você a economizar tempo, evitando o estresse e a correria tão comuns a essas ocasiões. Existem muitas vantagens na contratação de um serviço de cerimonial e a primeira delas está no planejamento, uma das formas mais práticas e simples de economizar tempo, além de ter todos os detalhes cuidadosamente elencados.
O serviço que oferecemos é ideal para quem deseja uma festa organizada e de dentro das tradições e/ou tendências. Além disso, é elegante e demonstra atenção para com os convidados e ainda garante o planejamento e a organização, permitindo aos noivos e suas famílias, desfrutarem da cerimônia e da festa sem ter que se preocupar com os detalhes.

e isso ai noivinhos ....


se precisarem de mim é só me ligar







Nenhum comentário:

Postar um comentário